sábado, 3 de julho de 2010

Brasil x Argentina


Sim. Aposto que como eu, muitos queriam ver uma final de Copa do Mundo entre essas duas equipes. Infelizmente não aconteceu, porque ambas foram eliminadas nas quartas de final: o Brasil perdendo para a Holanda de virada, a Argentina sendo goleada pela Alemanha.

Devido à esta última situação, hoje é um dia propício pra escrever sobre o assunto rivalidade, afinal, toda a pseudotristeza que senti ontem, foi totalmente esquecida ao ver os argentinos perdendo. Nas redes sociais, parecia que o Brasil havia se sagrado campeão. Só alegria.

Essa repúdia entre brasileiros e argentinos no futebol é algo que para mim antes de tudo recebe o nome de senso comum. É um enfrentamento que ninguém sabe de onde vêm, quando começou, quem inventou, mas que faz parte da tradição, então seguimos. Não há nada mais estranho do que ver um brasileiro torcendo pela Argentina e vice-versa. Se aparecer uma meia dúzia "vira casaca" ela escuta de uma maioria absurda. Me incluo entre aquelas que se irrita. E eu não me irrito pouco.

Na minha humilde opinião, brasileiros podem torcer por quem quiser em mundiais, menos para as seleções que podem arriscar o nosso rótulo de pentacampeão se vencedoras e para a Argentina, não importa a situação e nem contra quem estejam jogando. Não tenho nada contra os argentinos, nem contra esse país; mas em questão de futebol, não dá pra sermos amigos e torcermos quando falta a nossa seleção do coração. Não dá. E do lado deles é a mesma coisa, não adianta. Eles fizeram festa por ver o Brasil fora ontem, nós fazemos festa por ver-los fora hoje. Assim será para sempre, ciclo vicioso. Quem riu por último riu bem melhor.



Um comentário:

Thata disse...

"Essa repúdia entre brasileiros e argentinos no futebol é algo que para mim antes de tudo recebe o nome de senso comum. É um enfrentamento que ninguém sabe de onde vêm, quando começou, quem inventou, mas que faz parte da tradição" mew vc é mt foda re! adorei o texto ta mto bom! parabens! =D