terça-feira, 29 de junho de 2010

Brasil x Chile


Ambas as equipes estavam desfalcadas para um jogo decisivo e isso preocupava aos torcedores. Iniciava-se a fase de mata-mata da competição, isso revelaria o potencial das equipes em momentos de pressão.

O Chile se via mais prejudicado, já que no último jogo contra a Espanha, sua dupla de zaga fora punida, deixando uma das áreas que mais exigem a atenção, fragilizada (principalmente contra uma equipe como a do Brasil). Muito embora isso sugerisse que o Chile se contesse, o ínicio do jogo foi equilibrado. Marcelo "El Loco" Bielsa, técnico do Chile, possui a característica de armar um time para o ataque e durante a Copa, pode-se observar momentos em que esse esquema tático era eficaz, ou não. O equilíbrio do início do primeiro tempo foi se desfazendo a medida que o Brasil começava a entrar no jogo, furando a marcação e contendo os avanços chileno; para que isso acontecesse, levou-se cerca de 30 minutos. Diferentemente dos outros jogos, pode-se observar um Brasil muito mais competitivo e veloz; resultado das modificações na equipe.

Quando a notícia de que Elano e Felipe Melo não haviam se recuperado das lesões surgiu na mídia, muito se especulou a respeito de como Dunga reporia seu time; cogitando-se a exposição do ataque com Robinho recuado e Nilmar no ataque, ou a proteção ao meio campo com a escalação do volante Josué. O que foi feito surpreendeu a muitos, já que Daniel Alves e Ramires exercem funções mais agressiva e dessa forma, o meio campo ficaria desprotegido. As funções se modificaram para formar um meio campo diferente: Daniel Alves jogaria mais avançado e Ramires mais contido, como um segundo volante. Os passes no meio campo foram mais rápidos, com jogadas com toques de primeira para confundir a marcação e muitos erros no domínio de bola, poucas chances de gol enquanto o jogo ainda se equilibrava.

Juan: o discreto

A dupla de zaga brasileira é considerada uma das melhores do mundo e passa total confiança aos torcedores e aos próprios jogadores. Apesar de Juan estar sempre cumprindo muito bem o que lhe é de responsabilidade, Lúcio acaba sempre levando um mérito maior porque além de ser o capitão, ele se arrisca na condução e nos dribles. Juan é discreto, porém muito eficiente.

Por toda a discrição que o ronda, ele pouco se destaca e ontem foi um dia que ele se destacou totalmente. As jogadas chilenas existentes aconteciam sempre pelo lado direito, onde Juan aparecia muito bem, e além de tudo, foi ele quem marcou o gol que iniciou a contagem brasileira. Aos 34 minutos, em cobrança de escanteio por Maicon, Juan subiu mais que todo mundo pra cabecear sem chances para o goleiro Bravo. Na comemoração, manteve o semblante sério, mas o sorriso daqueles que o cercavam já bastava para que um país inteiro se alegrasse.


Robinho, Kaká e Luís Fabiano: O trio de ouro do Brasil

A cada competição existe um grupo de jogadores que chama a atenção e recebe tratamento especial. Apesar de não muito badalado, o trio de ouro dessa Copa do Mundo tem feito a diferença. Estatísticas apontam que quando Robinho, Kaká e Luís Fabiano são escalados como titulares, o Brasil sempre sai vitorioso.

Nessa partida após receber a bola do meio de campo, Robinho avançou e tocou para Kaká que esperou o momento certo para deixar Luís Fabiano livre de marcação para driblar o goleiro e aumentar o placar. Essa foi a segunda assistência de Kaká para Luís Fabiano na Copa e demonstra quanto os jogadores se conhecem, desde a época em que jogavam pelo São Paulo.


Apesar de desempenho fraco com relação ao dos outros jogos, Robinho foi considerado o melhor jogador em campo em eleição organizada pelo site da Fifa. Robinho rompeu uma marca histórica e se igualou à Pelé. Durante as cinco partidas disputadas contra a equipe latina na era Dunga, Robinho já havia marcado em 7 oportunidades. Ramires aproveitou um bom momento da defesa e deixou a retaguarda para driblar marcadores em velocidade, chegando perto da grande área chilena rolou a bola para Robinho que escolheu o canto e marcou seu oitavo gol contra os chilenos. Se em um futuro encontro o ídolo da nova geração santista voltar a marcar, superará o atleta do século.

Gilberto Silva e Ramires: segurança e bom desempenho

Gilberto Silva realizou ontem uma partida esplêndida e rendeu bons comentários de todos aqueles que por muitas vezes criticavam seu estilo de jogo. Talvez por entrar em campo como único volante e pela responsabilidade do jogo, ele tomou para si as jogadas e controlou bem o espaço, arriscando-se até mesmo na ligação com o ataque, o que sempre lhe fora exigido.

Ramires aproveitou sua oportunidade como titular e se dedicou ao máximo para auxiliar na proteção do meio campo, marcou bem, cortou bem e mostrou a versatilidade com que ele é capaz de atual. Porém, quando muitos já acreditavam que o substituto do tão criticado Felipe Melo se definia, Ramires foi punido com o segundo cartão amarelo, desfalcando o time nas quartas de finais; contra o time da Holanda.

Apesar da posição de volante passar despercebida, a dupla funcionou. E fez com que o Brasil a não levasse "sufoco" da equipe chilena.


Os jogadores brasileiros fazem uma contagem regressiva de jogos até à final e passado o desafio contra o Chile, ficam faltando apenas três. O próximo é contra a forte seleção da Holanda, que em Copas do Mundo participa de um confronto assíduo com o Brasil. A seleção holandesa conta com uma dúvida, que pode ser negativa ou positiva para o Brasil: devido aos adversários mais fracos, não pode se considerar que a Holanda tenha sido testada na competição e por causa disso também não se sabe qual será a postura do time diante do Brasil.

Apesar da preocupação que esse ponto possa gerar, a seleção brasileira conta com a confiança que o jogo bem jogado proporcionou, a aparente recuperação dos jogadores que apareciam como dúvida e a certeza de que aqueles que em um momento tão decisivo, até mesmo aqueles que não fazem grandes exibições podem ser um diferencial.

O caminho até o hexa é curto e totalmente capaz de ser percorrido.
Que venha a Holanda. Jogão.


imagens: globoesporte.com / terra.com.br / uol.com.br

Nenhum comentário: