sexta-feira, 11 de junho de 2010

Abertura da Copa

Não há como iniciar as celebrações da Copa do Mundo sem um espetáculo de abertura, ainda mais em um país tão animado e de povo tão festeiro como a África do Sul. Mesmo com as famosas vuvuzelas proibidas, para não atrapalhar os músicos e dançarinos, a animação foi tamanha devido ao público e às atrações. A abertura aconteceu ontem, em Soweto, e fugiu ao comum, já que aconteceu às vésperas do início da Copa e reuniu artistas internacionais, em um show de música, alegria e lições que os africanos queriam passar para o mundo. Com o tema "One Goal", a intenção principal era alertar o mundo, mostrando que o principal gol a ser marcado deveria ser o avanço na salvação das crianças através da educação.

Além das apresentações internacionais e presença de ídolos do futebol e da história africana, o show mostrou artistas locais e dançarinos. Os vídeos, todos com a intenção de mostrar os contrastes das diversidades culturais e sociais, também foram uma forma expressiva que o país encontrou para iniciar com impacto a principal competição esportiva do mundo.

Hoje, antes da primeira partida, ocorreu uma abertura mais tradicional; onde através de danças e movimentos, foram mostradas as bandeiras de todas as nações participantes da Copa do Mundo e de suas eliminatórias, com mensagens passadas de forma criativa e fazendo referências ao continente africano. Infelizmente, essa não foi transmitida em totalidade pela TV brasileira, mas pelo pouco visto, acredito que tenha sido uma forte emoção àqueles que puderam acompanhá-la, tanto na África, como em todo mundo.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, acaba de fazer o pronunciamento oficial e declarou iniciada a Copa do Mundo. Agora só cabe ao mundo e a quem gosta, acompanhar e torcer por seus países.

Nenhum comentário: