terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nostalgia

"Não sabemos qual será a próxima viagem, só sabemos que a televisão estará lá para nos mostrar."

Hoje, durante à aula de Linguagem Audiovisual, a professora nos mostrou um vídeo especial sobre os 50 anos da televisão. Nesse vídeo, além dos fatos marcantes que ocorreram antes do meu nascimento, citaram muitas vezes os anos 90. Eu nasci em 1992, logo, vivi a minha infância mergulhada nessa época que em comparação à de hoje, era muito mais divertida para nós, as crianças. Não é novidade para ninguém o fato de que eu as vezes fico muito presa ao meu passado, não somente aos acontecimentos pessoais, mas também a tudo aquilo que eu gostava A diferença entre esses dois pontos é que os acontecimentos e as vivências são aos poucos esquecidos se eles não são importantes, já aquilo que se gosta, é inesquecível. Eu já me dei conta de que eu não consigo esquecer e nem me arrepender de um dia ter gostado de todas essas minhas bobagens de criança/pré-adolescente.

O vídeo não remetia apenas aos programas infantis, mas também a teledramaturgia, ao humor, ao esporte e ao jornalismo durante os primeiros 50 anos de transmissão, mas não houve como a nostalgia não tomar conta de mim naquele momento. Passou um filme com todas as músicas, os desenhos, os filmes que eu assistia, as brincadeiras, tudo. Cheguei até mesmo a cantar algumas canções junto com os trechos de imagem, nem me importei com quem estava ao meu redor, me empolgo com qualquer tipo de música, até com as mais infantis.

Me surpreendi há alguns dias atrás, quando entre os assuntos mais comentados no Twitter aparecia: #SalveaTvCultura. Minha vida quando era criança se resumia à Tv Cultura. Hoje em dia não sei em que estado se encontra a programação e a audiência desse canal, já que não assisto televisão com a mesma frequência, mas presumo que para um apelo tão forte, tudo tenha despencado, incluindo a importância dada para a educação por meio de seus programas. Contribuição da facilidade de acesso à internet e aos canais de Tv a cabo. O fato é que tudo mudou muito rápido! Mesmo com o choque de parar para pensar em como todas as mudanças aconteceram desde a minha época, não culpo ninguém além do tempo por essas mudanças, ele passou, evoluiu e se adequou a nova realidade que vivemos, transformou tudo. A minha época não foi à tanto tempo assim, talvez eu tenha sido a diferente para a época. Mas eu fui feliz.

Eu tinha uma foto com o Nino e outra com a Morgana, mas está perdida pelos álbuns de fotografias :x Mas é isso aí.. Eu era louca por Castelo Rá Tim Bum. E só existiam vestidões assim no meu guarda-roupa. Menininha da mamãe, ainda bem! :)

"Não se compra um sorriso e nem se vende o amor,
não há como pagar é muito caro o coração.
(...) o meu sorriso ninguém vai poder comprar.
Tudo é seu, é só querer!
E com um sorriso é mais fácil de viver."

Tudo Tudo - Chiquititas

Nenhum comentário: