quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Acordei campeã

Dormi campeã, acordei campeã. E feliz.

Um título inédito na história do Santos Futebol Clube começou a ser desenhado na semana passada, em Santos. Naquele dia 28 de julho eu não estava confiante. Meu time, destaque absoluto no primeiro semestre havia caído de rendimento desde a volta da Copa do Mundo e pelo que estava sendo apresentado, um bom jogo estava cada vez mais longe das minhas expectativas. Para me contrariar, o time que entrou em campo arrasou! Volume de jogo, criação de jogadas, dribles e tudo perfeito. Sofri com a quantidade de gols desperdiçados e vibrei muito com os dois gols que saíram. Devido à tão famosa promessa que eu fiz comigo mesma de "não ao futebol" por alguns dias, eu não comentei abertamente sobre o resultado, mas cheguei a falar um pouco sobre a pressão exagerada que depositaram sobre o Neymar após o jogo e até descrevi a felicidade indiretamente e era nesse estado que eu me encontrava: feliz, mas ainda assim preocupada com o futuro, não querendo cantar a vitória antes do momento certo. Eu sabia que a vantagem de 2 gols, apesar de não tão extensa, era o que o meu time precisava para manter o título em suas mãos, mesmo no Barradão, na semana seguinte. Estava confiante e mantive a confiança, embora soubesse que tudo pode acontecer no futebol.

Eu tentei fazer o que pudesse para conter a ansiedade durante o dia, assisti dois filmes e evitei ler as notícias que saíam na internet. Estava esperando os momentos finais, fazendo os meus pedidos secretos e torcendo pelos jogadores e pelos membros da comissão técnica, me senti um pouco hipócrita fazendo esses pedidos, logo parei. Mas ao que parece deu certo e eu já agradeci tudo de volta, me senti melhor agradecendo do que pedindo. O jogo de ontem foi muito pior de ser assistido, tanto pelo frio, como pelo nervosismo que estava dentro de mim. O Vitória tinha a missão de abrir 2 gols de vantagem para iniciar uma recuperação e tentar a conquista, contava com o apoio de mais de 30 mil torcedores e atacou, atacou muito, errou muito, jogou bem, mas quando tinha de ser decisivo, parou na defesa santista ou deu azar. A cada chance desperdiçada por eles era um alívio para mim. Até que aos 45 minutos do primeiro tempo, o meu time que pouco criara, mas que já havia equilibrado a partida, em cruzamento de Neymar e cabeçada do Edu Dracena, garantiu o primeiro gol do jogo, gol que obrigava o time baiano à marcar 4 pelo regulamento da competição. Eu não me lembro de ter comemorado com tanta intensidade um gol nesse ano de 2010, mesmo tendo comemorado algo em torno de 135 gols nessa temporada.

No segundo tempo a "ordem" era segurar o resultado e ainda assim aproveitar as oportunidades, o Vitória estava motivado a vencer e as chances santistas apareceram muito menos. O Vitória virou, dois belíssimos gols. Apesar de sempre querer ganhar, reconheço que os baianos jogaram melhor. Nos consagramos campeões mesmo perdendo porque utilizamos o regulamento a nosso favor, fizemos por merecer. Uma campanha maravilhosa na Copa do Brasil, jogos muito dífíceis, outros muito fáceis, goleadas incríveis (10x0 ou 8x1) ou resultados complicados (1x0 ou 4x3), jogadas violentas, provocação adversária e devoluções em grande estilo (Atlético-MG e Grêmio), bons resultados fora de casa e show dentro do nosso Alçapão. O Vitória também tentou nos abalar, dizendo que no Barradão eles era imbatíveis e que não sofreriam gols. Continuam imbatíveis, mas apenas um gol fez a diferença. Assim é o futebol. Exigem muita humildade dos Meninos da Vila, mas quando a humildade falta ao adversário, ninguém comenta.

Paulo Henrique e Neymar: melhor jogador e artilheiro da Copa do Brasil, meus amores!

O título veio em boa hora. E imploraria para que a base do time se mantivesse por um longo muito tempo ainda. Sei que esse desejo é complicado, uma vez que quando o talento brota ele aos poucos cresce e não podemos conter sua grandiosidade, essa evolução está em jogar na Europa. Durante esses meus 8 anos eu já tive despedidas muito tristes devido à essa evolução, deveria saber que é assim que acontece sempre, ainda assim, nutro esperanças. Já que ser campeão da Copa do Brasil classifica o Santos para a Libertadores, porque não tentar manter os jogadores até lá? Quem sabe o grupo não entra de vez para a história? É o que o presidente LAOR e todo torcedor santista sonha, depois de tantas desilusões.

Obrigada equipe! Jogadores, comissão técnica, presidente, funcionários, torcida! A todos que participaram desse titulo! Ate mesmo ao Rodrigo Mancha, que entregou dois gols contra o Grémio e colocou emoção no trajeto. Foi um primeiro semestre incrível, que consagrou-se com esse titulo! André e Robinho estão de saída, e eu os aplaudo de ! Valeu por tudo! Seleção os reunirá!

SANTOS EU TE AMO.

E o hino nunca fez tanto sentido.

"Santos, Santos, GOL!
Agora quem dá bola é o Santos!
O Santos é o novo campeão.
Glorioso Alvinegro Praiano
Campeão absoluto desse ano.
Santos, sempre Santos!
Dentro ou fora do Alçapão..
Jogue onde jogar, és o leão do mar.
Salve o nosso campeão."

Leão do Mar - Mangeri Neto E Mangeri Sobrinho



Neguinho, meu ídolo, te amo! Obrigada por tudo. Até a próxima!

Nenhum comentário: