sábado, 20 de março de 2010

- Vocês não ficariam do meu lado? - perguntou Lucien.
- Não - respondeu Fulgence - Ao se tornar jornalista, não pensaria mais em nós. Você já tem as qualidades do bom jornalista, que são o brilho e a rapidez do pensamento. Não se privaria de uma frase bem humorada, uma piada, mesmo que fizesse chorar um amigo. O jornalismo é um inferno, um poço de mentiras, injustiças e traições, e dele quem entra não consegue mais sair.
Quanto mais o Cenáculo criticava esse caminho diante de Lucien, mais ele desejava conhecê-lo. Queria conhecer o perigo de perto, e se arriscar.

Ilusões Perdidas - Honoré de Balzac
(Cia das Letras, pág 107/108)

Assusta né? Essa definição foi feita por Balzac em uma narrativa do século XIX, mas muito se assemelha ao que corresponde ao jornalismo atual. É uma profissão complicada, mas se eu escolhi eu vou mesmo até o fim! Só que não está nos meus planos abandonar meus amigos e nem ser abandonada por eles.

Nenhum comentário: