sábado, 27 de março de 2010

Escola de Mulheres

O Teatro é uma arte que eu aprecio bastante, admiro a profissão de ator, que com seus textos complicados, rápidos e em sequência, cumprem sempre bem o seu papel à frente de um público grande como é o do teatro. Se eu estivesse no lugar, sairia correndo, com toda a certeza.
Ontem eu visitei esse lugar mágico. Teatro Vivo, no Morumbi, lindo demais. A peça que fui assistir recebe o nome de "Escola de Mulheres", uma adaptação de Millor Fernandes para obra de Moliére, protagonizada por Oscar Magrini.

Arnolfo é um quarentão, acostumado a boa vida e que após ter relacionamentos extra-conjugais com mulheres da sociedade, percebe que estas estão a cada dia mais espertas e que isso ocasiona na traição aos maridos. Por esse motivo, resolve adotar uma moça e colocá-la em um convento, de modo a educá-la para que esta se tornasse a esposa mais ignorante e submissa que ele pudesse desejar. Dessa forma, ficaria despreocupado com uma possível traição. Após uma viagem, Arnolfo descobre que Inês, com toda a sua ingenuidade apaixonou-se por um jovem e a partir dessa informação, faz de tudo para separá-los.

A peça reflete a sociedade francesa do século XVII, fazendo uma crítica aos comportamentos mesquinhos da burguesia da época. É uma comédia comedida, mas que facilmente faz com que o público se divirta.

Procurei fotos da peça na internet e não encontrei, por respeito, não irei publicar as que vieram no programa.

Nenhum comentário: