segunda-feira, 15 de março de 2010

Código de Ética do Jornalismo

  • a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas;
  • a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;
  • a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;
  • a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, deve ser considerada uma obrigação social;
  • a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.
Esse é só um trecho do Código de Ética do Jornalismo, e já que estou me preparando para a aula de CTPJ eu resolvi postar esse trecho aqui, não é a coisa mais linda? HASUAHSUH eu acho! Espero exercer todas essas tarefas muito bem e estar sempre correta a respeito de tudo que o código trata de recomendar (:

"O reconhecimento me dá motivação
para seguir em frente a cada dia"

Nenhum comentário: