domingo, 16 de janeiro de 2011

Rafael, seu lindo.

O texto sobre o tumblr foi sem sentido, mas necessário. Afinal, deixei de escrever um super texto no tumblr para escrever aqui no blogspot, lugar onde os textos são a prioridade e não as imagens. Mas de qualquer forma, vou ter que postar a imagem. Foi esta:

Ninguém é obrigado a desvendar a imagem, então vou ajudar. A carinha destacada é Rafael Cabral Barbosa, 20 anos, goleiro do Santos. Ela está posicionada em cima de um muro, porque por ser um goleiro fantástico, que faz defesas difíceis, ele acaba fechando o gol. O canhão corresponde aos chutes dos adversários que param na nossa muralha. Ok, agora vou para o que interessa.

Defesa aos goleiros!

Desde minha época de escola, nas aulas de Educação Física, eu jogava no gol nas partidas de Handbal. No começo era porque eu precisava participar de alguma forma das aulas e ao menos no gol não havia contato físico e como o gol sempre sobrava, alguém precisava ocupar a posição. Eu ia. Com o tempo eu comecei a gostar de ser goleira, cheguei a jogar alguns campeonatos interclasse como goleira do time da minha sala. O fato é que ser goleira é muito difícil. Eu passei a gostar dos goleiros, ser solidária aos seus frangos e saídas desastrosas e a valorizar ainda mais suas grandes partidas.

Eu acho que sou uma das únicas santistas que defende o Felipe "Mão de Alface" (é, aquele da twitcam indiscreta que disse sobre o salário e o cachorro) perante aos demais, não por causa de suas palavras idiotas, mas como goleiro. Ele assumiu o gol de um dos piores times da história do Santos aos 21 anos, se destacou, mas não ganhou a confiança da torcida (Neymar e Ganso estavam inclusos no mesmo elenco). Em 2010, diante da falta de uma grande contratação, ele se manteve na posição, dessa vez muito mais inseguro, porque a medida que o super time atacava, a defesa de expunha, ele levava muitos gols e falhava muito. Perdeu a posição de titular pouco antes da parada para a Copa do Mundo. Logo depois, se contundiu gravemente em um treino e parou por 6 meses. Ele tem 23 anos, 13 anos de clube, sonha em fazer história no Santos e é santista assumido. Teve seus bons momentos, na Copa do Brasil foi um dos principais responsáveis pela classificação à final; mas suas más atuações o marcaram negativamente com a torcida santista. Eu defendo o Felipe, gosto dele, ele só tem muito a aprender.

^ Só escrevi isso agora porque a tempos eu queria desabafar sobre o Felipe, e ele cedeu sua posição de titular para o meu querido Rafael, né, então faz sentido :)

O primeiro jogo

Ontem foi o início do Campeonato Paulista, como diria Tiago Leifert, o mais forte e mais invejado do Brasil. Meu time, time do Rafael, começou praticamente com a escalação reserva, porque uma vez que o meio campo completo está ausente, a defesa (que era a única titular) acaba sendo prejudicada. Mas o resultado foi ótimo: 4x1. Como disseram na transmissão, apesar da goleada, o melhor jogador em campo era o goleiro Rafael. Defendeu de mão trocada, no pé do adversário, a queima roupa, de longe, de perto e até pênalti. Um mito! Gritei pela primeira vez durante partidas do Santos em 2011.

O cara merece respeito. Há dois anos atrás (se não me engano) em um lance de treinamento, Domingos quebrou a perna dele e adiou sua estreia entre os profissionais; com certeza esse adiamento era o destino. As coisas aconteceram no momento certo para Rafael e hoje ele é titular absoluto de um dos grandes candidatos à conquista dos campeonatos que disputa. E a torcida pode enfim respirar aliviada, porque confia no nosso goleiro. Confia no time e confia em tudo.

Começamos muito bem o ano. Vai pra cima deles, Santos!




Um comentário:

Anônimo disse...

Rejane...somente uma correção...o Rafael tem apenas 20 anos (e não 23 como postado). Concordo que ele nos dá muita segurança. Ele demonstra ser muito equilibrado e articulado. Um lider nato! Um grande jogador! Abraços!! EDUARDO OLIVEIRA