terça-feira, 9 de novembro de 2010

Enem

No ano passado eu era uma vestibulanda. Tinha feito cursinho aos sábados durante o ano todo enquanto terminava o ensino médio na escola. Quando finalmente chegou o dia do Enem, eu fiz uma pontuação razoável, devido principalmente aos meus 900 pontos em redação, mas que independente de tudo, não me qualificaria em nenhuma das universidades públicas que eu pretendia ingressar. Não devido à pontuação, mas primeiramente porque com todos os problemas de roubo das provas e a incompatibilidade das datas, as principais universidades abandonaram o Enem como forma de avaliar os alunos.

Eu fiquei indignada com o desdobrar da situação, afinal, a minha preparação de nada havia adiantado, eu tinha passado o fim de semana fazendo a cansativa prova e me perdido pela cidade, porque me mandaram pra longe da minha casa. Apesar da indignação, não podia reclamar muito, afinal, era só o meu primeiro vestibular e tinha certeza que muitas pessoas dependiam mais do Enem do que eu, já passavam de seus dois ou três anos tentando o ingresso em um curso de universidade pública, sem condições de pagar uma universidade particular e se esforçando para que o bom cursinho (também pago) surtisse efeito. Eu me indignei, pensei em tudo que fora jogado fora não só por mim como por outras pessoas, mas superei e agradeci porque meus pais prefiram iniciar o pagamento da minha atual universidade à me manter no cursinho por mais um ano, assim, abandonei a necessidade de fazer Enem em 2010.

Ainda bem que eu não tive que passar por isso de novo. Desacreditava que o meu ano de vestibular pudesse ser batido em questão de confusão por outros anos, muito menos imaginava que seria logo no ano seguinte. Perigo de cancelamento, já que ninguém assume completamente que o Enem será mesmo cancelado. Falam de suspensão, mas tudo é ruim! Penso naqueles que estavam na mesma condição que eu, no meu primeiro vestibular e naqueles que estavam passando por aquele nervoso novamente, como eu estaria se tivesse continuado fazendo cursinho e sonhando com uma USP ou Unesp da vida. Enem virou várzea e perdeu totalmente a credibilidade. E ainda querem esconder os problemas...

A melhor coisa que meus pais fizeram por mim recentemente foi começar a pagar a minha faculdade. Vou recompensá-los, digo isso a eles em pensamento; todos os dias.

Nenhum comentário: