quinta-feira, 14 de abril de 2011

Passado, presente e futuro só de glórias!

Hoje na escola, quando questionados sobre quem na turma queria dedicar-se ao jornalismo esportivo. Eu levantei a mão timidamente, enquanto as minhas amigas gritavam o meu nome por mim; eu impús a todas o silêncio, e soltei baixinho um: "ainda estou em dúvida sobre isso", uma delas virou e disse "que dúvida? você só gostar de escreve sobre futebol" e eu respondi "na verdade, eu gosto de escrever sobre o Santos." Pura verdade! É muito mais fácil falar do que é bom e do que é ruim no futebol e em outros esportes e temas quando isso engloba uma paixão; ainda que no meu caso, o mais recomendado seja não escrever com a paixão e sim com a razão. Convenhamos, isso é impossível, ainda. Aproveito o tempo que tenho.

O meu destino era ser santista. Nascida sob o signo de peixes, de sobrenome Santos, em família de maioria santista (testemunhas dos milagres do Rei), pai santista, caçula entre dois irmãos também santistas. A paixão só não se despertou em mim antes, porque eu estava mais preocupada com as bonecas ou com os desenhos infantis; mas pra todo mundo que perguntava eu respondia com toda a certeza e influência do desejo da família: "sou santista". Uns amigos do meu pai, costumavam me chamar de corinthiana e são paulina e eu sempre tive repulsa a esses apelidos maldosos. Até hoje estes me chamam assim. Triste. O amigo do meu pai que eu mais gostava era o santista, e adivinhem como ele me chamava? (:

Só fui tomar gosto pelo time, começar a torcer e me envolver, quando ele começou a ganhar. Não tenho vergonha disso, apenas me arrependo de não ter gostado da mesma forma um pouco antes, minha condição de santista seria um pouco mais privilegiada. Mas aconteceu no tempo certo. 2002. O ano com o time mais cativante, campeão e apaixonante que eu já vi jogar pelo Santos. Até pensei que o de 2010 pudesse superá-lo, mas não foi dessa vez. Nem será tão fácil superá-los. Eu amo Léo, Alex, Renato, Elano, Diego e Robinho e todos aqueles que fizeram parte das campanhas vitoriosas de uma forma especial. Estes citados acima um pouco mais do que os outros.

Hoje, a minha paixão comemora seu aniversário de 99 anos. Ano que vem começam as comemorações do centenário e pelo que já li, promete ser muito bom no que diz respeito ao extra-campo. Esperemos que dentro de campo estejamos bem representados para que disputemos com afinco e condições de vencer todas as competições disputadas. Mas espero que seja um momento sublime e que vendam camisetas oficiais bonitinhas pras meninas (; #fikdik

Aconteceu. De repente o amor tomou conta de mim. Sentimento inexplicável, diga-se de passagem. Me faz chorar, rir, ficar com raiva e feliz; tudo ao mesmo tempo. "Minha relação com o Santos é paradoxal. Pois este time ainda me mata, mas é justamente ele que me faz viver". Parabéns à você glorioso, maior que todos aqueles que te representaram e vestiram suas cores. Luz própria, infinita!

E hoje tem mais uma batalha. Vencer ou vencer.

Nenhum comentário: