terça-feira, 29 de março de 2011

O fim de um BBB.

Na semana passada, eu estava vivendo a rotina e ao mesmo tempo pensando em assuntos pra escrever o meu próximo post. Me convencer de escrever sobre temas diferentes leva um certo tempo. Meu pai, então, em meio a uma de nossas conversas diárias me disse: "faz uma crítica à esse BBB e manda pra algum site". Resolvi não mandar minhas opiniões para um site específico, mas sim, ditar minhas opiniões no meu próprio espaço.

Quem me conhece sabe que desde o BBB7 eu sou viciada nesse reality show. Eu gosto de ver porque nunca se imagina o que pode acontecer quando se unem tantas pessoas diferentes em um único local, sujeitos a provas que testem seu caráter e suas reações perante às ações do outro. É a vida, sem roteiro. No ano passado, meu encantamento parecia estar chegando ao fim porque demorei para gostar do BBB10. Cheguei a fazer posts um pouco menos empolgados do que o que faria em 2009, por exemplo, mas declarei minha paixão pelo formato do programa e pelas emoções que ele desperta em quem assiste: "Há um tempo atrás eu disse que era BBBmaníaca e isso persiste! Meu irmão só sabe criticar esse meu lado viciada ou melhor, apegada a certas coisas. Eu reconheço que algumas coisas são inúteis, tipo BBB, mas eu não consigo deixar de assistir ou fingir que eu não gosto só por esse detalhe [ser inútil] :)" Eu não tinha preferidos até a reta final da edição de 2010, quando me apeguei a Lia e Cadu; estava odiando! Não vejo graça em assistir um programa de competição sem que haja um protegido. O objetivo do BBB é torcer, é se enxergar nas situações e misturar os seus sentimentos com o seu favorito.

Hoje chega ao fim a edição mais monótona, chata, sem personalidade, sem história e sem animação de todas as demais edições. E diria mais uma série de defeitos, mas páro por aqui. Nunca se sabe se isso é realmente o pior que pode ser apresentado e se nos próximos anos, eu não acharei o BBB11 ótimo com relação aos que vierem; mas torço para que a maré baixa de BBB acabe aqui. O interesse acontecerá de qualquer forma, que seja ao menos apreciável e que que quem vença, mereça vencer!

Nas demais edições, pessoas polêmicas permaneciam pra manter o jogo aceso. Nessa, as pessoas polêmicas saíam porque além de polêmicas eram insuportáveis e ninguém aguentava assistir. A direção do programa até tentou melhorar a audiência e a qualidade da edição, com shows, reviravoltas e provas macabras; mas na tentativa de fazer de seus preferidos os favoritos, deixou clara a obsessão em destruir os outros, manipulando o público. Ainda com tantas tentativas de melhora, não deu certo. Não teve nenhum recorde de votos, não cativou o público e é justamente isso que importa.

Desde o início, não teve um destaque. Isso quer dizer que foi justo? Não, isso quer dizer que foi ruim. Não teve o alguém a ser derrotado. Todo mundo encarou o jogo com medo tanto do paredão como de se mostrar quem era. Quem saía era quem mal tinha entrado e quem permanecia, era quem estava conformado com a possibilidade de sair. E é a final mais disputada porque nem Maria, nem Daniel e nem Wesley se sobrepõem uns sobre os outros e nem o próprio público sabe quem merece ganhar. Pra mim, nenhum merece; ninguém que entrou na casa merecia.

O programa acaba hoje e olhando por fora, sem saber dados e estatísticas, tenho certeza que a Globo lucrou muito mais do que gastou. Mas não tanto quanto esperava, já que a cada ano o programa tende a crescer e não a regredir. Acho que no fundo, eles dão graças a Deus que chegou ao fim! Que venha o BBB12! Que na próxima vez escolham melhor os participantes, que os grupos funcionem melhor, que as pessoas sejam mais simpáticas, que o apresentador não queira interferir no jogo de cada um e que os participantes não se achem melhores do que realmente são. Que o programa volte a empolgar! A espiadinha virou rotina, nada mais justo que ela seja prazerosa, ao menos.

Um comentário:

Bruna Leôncio disse...

Pois é, né. Como eu tuitei mais cedo: o ponto alto de hoje à noite pra mim será o Cristiano aeouhaoeu Não to sentindo emoção nenhuma, nem torcendo pra ngm. Nao tive um favorito nesse bbb11 e odiei isso. CHATOOO =(