quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Minha miopia.

Eu tinha 9 anos e estava na terceira série, no auge do meu metro e trinta centímetros eu era uma aluna exemplar, gostava de tirar 10, até em matemática. Por ser uma aluna exemplar, no mapeamento de sala, eu sentava nas últimas cadeiras, uma vez que na frente sentavam-se os alunos com mais dificuldade de atenção ou mais bagunceiros. Um dia, minhas notas em matemática começaram a cair, por erros de cópia da lousa. A professora da época, que me adorava, pediu a minha agenda e escreveu um bilhete para minha mãe, notificando-a que os erros que eu estava cometendo poderiam ser em função de um problema de visão.

Foi aí que minha mãe começou a notar que eu me sentava muito próxima à televisão, coçava os olhos com frequência e me esforçava para tentar ver aquilo que não era claro. Fui ao oftalmologista da família, o mesmo que já tinha me consultado em outras oportunidades, e ele ficou surpreso ao ter que me receitar com 1 grau e meio logo no primeiro óculos. Ele se perguntava o que tinha acontecido, porque ele sempre defendeu que minha visão era perfeita. Minha mãe ficou bem triste, enquanto eu fazia o teste das letrinhas, ela me olhava em tom de reprovação. Eu achava que ela estava brava comigo, mas ela estava brava com o fato de eu precisar usar óculos. Eu não estava ligando, toda criança tem vontade de ter cabelo cacheado, usar aparelho e óculos; eu usei os três e não achei divertido, achei normal.

E desde então, sempre foi assim, vou ao ofltalmologista, ele faz aquelas perguntas chatas "esta lente, ou esta outra lente", pinga aquele colírio amarelo que me deixa zonza por uns dois dias; vou a ótica, escolho modelos que me agradam e em alguns dias estou vendo tudo perfeitamente outra vez. Nos últimos nove anos troquei de óculos 5 vezes, me acostumei muito com ele e não o troco por lente de contato até por questão estética. Meus olhos são grandes demais, saltados demais, com os óculos isso fica menos perceptível. Também acho que devido ao tempo que o uso, já faz parte da minha personalidade. Se é ele que me faz enxergar o mundo ao meu redor, ele é parte de mim. Sou grata! HASUASH

Mas no fim do túnel há uma esperança para mim. Minha miopia, dificuldade em enxergar para longe grau 4, poderá um dia ser operada e anulada. Eu só preciso esperar que o grau não se eleve muito e que se estabilize rápido. Assim que estabilizar, posso operar e com sorte, me livrar completamente dos óculos. Aí eu vou ter que voltar a me acostumar comigo mesma sem a armação acima do nariz, que já tem um lugar específico para ser deixado na hora de ir dormir, tomar banho ou lavar o rosto. Estou a mais tempo de óculos do que sem óculos, ele tem tratamento VIP entre os meus pertences, e apesar de ser menosprezado, é uma das coisas mais importantes que eu tenho.

Nenhum comentário: