sábado, 23 de outubro de 2010

Vida longa ao Rei!

+ 284.

70 anos de Pelé, o grande culpado de tudo.

O Santos sempre foi reduto de gerações apaixonantes de garotos habilidosos, os Meninos da Vila, mas ele é o grande responsável pelo reconhecimento do jogador brasileiro mundialmente, foi ele quem fez o Santos ganhar a dimensão que ganhou no mundo.

Foi também quem provocou o encantamento do meu pai. Ele pôde acompanhar muitos jogos do Santos de Pelé quando este se apresentava nos palcos do Pacaembu. Ainda bem que ele pôde, ainda bem que isso o motivou a transmitir a herança santista para mim e para os meus irmãos. Eu imagino o quanto deve ter sido legal ter tido a oportunidade de ir ao estádio (sempre lotado) assistir àquela equipe que arrancava aplausos e sorrisos de sua torcida e até mesmo dos torcedores adversários.

Apesar de achar inútil qualquer tipo de comparação das gerações de ouro do Santos, as goleadas daquele time de Pelé, o brilhantismo e a repercussão da equipe, me remetem ao primeiro semestre do Santos-2010 (que não por falta de vontade, mas por falta de oportunidade, eu não pude acompanhar nenhuma vez no estádio). A diferença é clara, mas este time me fez sorrir, ainda naqueles jogos em que perdia. Mas, para obecedecer às características do futebol atual, o Santos de 2010 se desmontou com a mesma facilidade com que se montou, durou muito menos do que a grande estada de Pelé e seus companheiros naquele Santos de 50 anos atrás.

Infelizmente conheço pouco da obra de Pelé, dos seus tantos gols e de suas grandes jogadas; que eu conheço é aquilo que todo mundo conhece, que se espalham nos programas de TV em épocas como essa. Hoje em dia, no futebol moderno muitos jogadores normais recebem rótulos como gênio ou craque, o que dizer de Pelé? Ele é de outro mundo. Fora de série. E brilhou no momento certo para se eternizar e não se contestar. Ainda que os chatos insistam em colocá-lo em um mesmo patamar.

A rodada desse fim de semana no Brasileirão será dedicada ao Rei, muitos clubes devem fazer homenagens a ele e o Santos não será diferente. Foi preparada uma camiseta especial, com um selo representativo. Uma das camisetas, a de número 70, vai ser utilizada por Neymar, que em votação popular, foi escolhido pelos santistas. Não foi surpresa, uma vez que Paulo Henrique Ganso não poderia receber votos. Resultado justo e merecido, afinal, entre os que poderiam ser votados, ele é o grande ídolo da geração, formado nas categorias de base do clube, artilheiro da equipe no ano e quem carrega o time nas costas. Não, o resultado não foi comprado e não, ele não manda no Santos ¬¬ USHUAHSU.

A responsabilidade dos meninos aumenta, porque terão que reviver os anos de glória do Peixe e vencer com propriedade. Se assumirem essa postura no resto do campeonato, eu agradeço, entende? :)


E voltando ao Pelé, gostaria de desejá-lo felicidades imensuráveis e que continue sendo um grande exemplo aos atletas e aos brasileiros em geral. E ao Edson, os mesmos desejos, um pouco mais comedidos, porque ao contrário do Pelé, este é passível a erros e a maus exemplos, mas aquele mesmo agradecimento por tudo o que sua vida representa na minha.

#PeléEterno.

2 comentários:

Henrique disse...

Já disse uma vez e volto a repetir....o pelé talvez não tenha sido o melhor no mundo....não nego o talento..mas eh algo a ser discutido....concerteza o melhor de sua geração....
huahuahuauh adoro provocar...
bjus..

Rejane Santos disse...

Eu sei que você curte provocar ¬¬ UHASUAH você contestar o Pelé eu acho que é provocação demais, questão de bom senso. O cara era um monstro jogando futebol; claro que existem ótimos jogadores também, mas ele é uma referência para todos eles, com certeza.